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sexta-feira, 20 de maio de 2011

CUIDADO COM NOSSAS CRIANÇAS!!

         A mídia na educação é um assunto polemico a ser discutido. Tendo seus pontos negativos e positivos, a mídia vem sendo cada vez mais introduzida na educação.
         Atualmente a mídia esta cada vez mais ligada a novas tecnologias como, por exemplo, o computador, desta forma as escolas, da rede publica e da rede privada, estão cada vez mais introduzindo o uso da informática na educação infantil. Lembrando que apenas as escolas particulares têm toda uma estrutura pedagógica para isso, fazendo assim reformas na estrutura de ensino. Já a rede publica esta inserindo novas tecnologias e permanecendo com o mesmo método de ensino.
         No vídeo apresentado pela UNIPAC, o autor deixa isso bem expresso afirmando que a tecnologia na educação é muito importante, porem atualizar os métodos pedagógicos a fim de deixá-los mais eficazes é mais do que necessário é fundamental. É uma responsabilidade com as crianças e com o ensino publico.
         A mídia não se expressa somente através dos computadores, ate mesmo porque mídia é “todo suporte de difusão da informação” (dicionário Houaiss). Logo são também outros meios de comunicação como o radio, a televisão, o jornal impresso e etc. dentre esses exemplos a televisão é a mais utilizada pela população.
         O papel da televisão inserida dentro do conceito de mídia seria levar as informações coerentes ate seus telespectadores, portanto não é sempre assim que funciona. A TV muitas das vezes é utilizada para introduzir, principalmente nas crianças, o desejo de compra, utilizando-se de uma linguagem infantil e de ordem com as crianças a TV consegue desenvolver nelas esse desejo de compra.
         O uso de programas de televisão por educadores é um recurso que pode ser explorado. Tendo bastante cuidado com esse campo de negócios o educador pode retirar desse mundo televisivo alguns programas que tem o cunho de ensinar as crianças desde educação básica, uso de palavras e sistemas para leitura, até programas para estimular o desenvolvimento artístico da criança seriam estes programas de pintura, teatro infantil e etc.
         O uso da TV pode ter uma mão dupla neste sentido já que nos intervalos destes programas a publicidade chega com força total estimulando as crianças ao impulso de compra. Pesquisas já mostram que 80% do consumo sofrem influencia infantil. A publicidade consegue todo esse aparato com medidas superficialmente simples, mas com uma força de convencimento incrível. Isto se dá de varias formas aqui estarão algumas das formas: a publicidade conversa com as crianças diariamente, ou seja, a criança sempre que liga a TV tem com ela a publicidade introduzindo em suas cabeças, através de uma conversa sutil, amigável e em tom de ordem a promessa de existência na sociedade.
        Toda a população deve estar sempre atenta com as informações lançadas nas mídias de massa, pois algumas destas publicações tentam fazer das pessoas competidoras assíduas na hora de fazer compras. É um tipo de capitalismo selvagem com normas e regras ocultas em seus tentáculos mundiais. O principal cuidado deve ser tomado com as crianças que podem ser facilmente influencias. E ainda, a mídia não tenta saber se os responsáveis destas crianças têm condições financeiras para adquirir seus produtos ou não ela quer simplesmente vender.

Por. Luiz Felipe Viana.

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